segunda-feira, 4 de agosto de 2008

MOVIMENTO

NA BALANÇA
Colégio interno na Inglaterra propõe novos hábitos a adolescentes obesos

O número cada vez maior de crianças e jovens obesos já preocupa autoridades em todo o mundo. Calcula-se que num país com o a Inglaterra 25% das crianças podem ser obesas até 2050. Os motivos são conhecidos e bastante divulgados pela mídia: maus hábitos alimentares, tempo demais em frente à TV e conseqüentemente pouca atividade física. O que vem com o excesso de peso são doenças como a diabetes tipo 2, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer, o que pode baixar a expectativa de vida de uma criança obesa em nove

Na Inglaterra, uma proposta pode reverter o quadro de adolescentes entre 12 e 18 anos que lutam contra a balança há pelo menos um ano e que estejam no mínimo 10kg acima do peso. Levará cerca de três anos até que fique pronta a escola na região de região de Lake District que promete tirar desta linha de risco os jovens internos.

Para isso, eles deverão praticar atividades físicas intensas, serão submetidos a dietas pobres em gorduras, terapias comportamentais, aulas de nutrição e culinária, além das matérias curriculares normais. A escola será uma extensão dos acampamentos de férias promovidos pela Wellspring UK, conhecida por promover programas não cirúrgicos de perda de peso mais eficiente fora dos Estados Unidos. Durante os acampamentos, que podem custar até 6.500 libras, cerca de R$ 20 mil, a média de perda de peso é de 2kg por semana, num programa que duram de quatro a oito semanas.

A partir de setembro, o Departamento de Saúde britânico vai disponibilizar para os pais o peso e a altura das crianças medidos nas escolas, para que eles possam ajudar seus filhos a alcançar um peso mais saudável.

Nenhum comentário: