terça-feira, 12 de agosto de 2008

BRASIL

PRIMEIRA VITÓRIA DA PF CONTRA CURRAIS ELEITORAIS NO RIO
Operação contra as milícias avança; inquéritos saem em 15 dias

Em coletiva realizada nesta segunda-feira, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ayres Britto, e o presidente do TRE, desembargador Roberto Wider, garantiram que está sob controle o processo eleitoral na cidade do Rio de Janeiro. Ayres e Wider ainda não acreditam que seja necessária a intervenção das Forças Armadas no Estado, mas deixaram claro quer a Justiça Eleitoral está trabalhando dentro da sua área de atuação, que não é a social: “A Justiça Eleitoral não está aqui para resolver o problema da segurança ou da desigualdade social ou da má distribuição de renda, mas para assegurar a regularidade do processo, com liberdade, inclusive, para o trabalho da imprensa, e equidade de meios para os candidates”.

Em 15 dias estará concluída a primeira leva de inquéritos da PF instaurados contra acusados de monopolizar espaços urbanos em suas campanhas, com a formação de currais eleitorais, por meio do tráfico ou de milícias. Além disso, a reunião determinou como prioritária a agilização dos procedimentos contra candidaturas que possam estar ligadas a estes currais.

O ministro ressaltou que este é o momento do eleitor promover através do voto “uma bela renovação dos dirigentes" e lembrou que com as urnas eletrônicas é impossível que o voto seja exposto. Em seu discurso, Ayres procurou reforçar o papel dos eleitores na denúncia deste tipo de abuso e enfatizou que “o medo se impõe quando poucos denunciam, mas se muitos se posicionam neste sentido, o medo perde a força.”

A partir deste fim de semana, terá início uma campanha na televisão para conscientizar a população contra o voto de cabresto. O TRE também está preparando a convocação dos partidos para alertas e esclarecimentos sobre procedimentos aceitos ou ilegais durante a campanha.

Nenhum comentário: