BRASIL JÁ É UMA DAS PRINCIPAIS ECONOMIAS EMERGENTES NO MUNDO
Investimentos estrangeiros no país cresceram 99,3% entre 2006 e 2007
O Brasil pode comemorar o modo como passou a ser visto por investidores internacionais. Segundo a Unctad, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, o Brasil conseguiu dobrar o volume investido no país em dois anos, devendo repetir em 2008 a marca alcançada em 2007, que encosta na marca de US$ 20 bilhões, indo na direção contrária da tendência mundial, que aponta queda de 37% no fluxo de investimentos.
O novo panorama faz valer a expressão Bric (Brasil, China, Índia, China) criada pelo banco Goldman Sachs, há sete anos, numa alusão ao um bloco econômico importante, que incluía o Brasil entre os países com potencial para dominar a economia mundial em 40 anos. Na época, muitos economistas questionaram este potencial do país, mas hoje tem que se render à profecia que confirma a excelente fase do Brasil como destino para investidores.
Muitos já estão revendo antigas prioridades, mudando o caminho do fluxo de dinheiro investido em subsidiárias pelo mundo. É o caso da mineradora sul-africana Anglo Americana, que veio para o país em 1973 mas só agora destina a maior parte do seus investimentos à sua mineradora brasileira. Junto com Chile e África do Sul, o Brasil deve receber até 2010 US$ 10 bilhões da Anglo American, sendo 55% deste valor liberado ainda este ano.
O avanço de aspectos macroeconômicos como inflação sob controle, juros em queda, maior oferta de crédito e aumento da classe média, é apontado como principal razão para abrir os olhos dos estrangeiros.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário