
G-7 GARANTE APOIO À GEORGIA
Estados Unidos, Alemanha, França, Grã Bretanha, Itália e Canadá discutirão maneiras de ajudar a fortalecer o país economicamente
Os sete países mais industrializados do mundo comprometeram-se, nesta quarta-feira, a discutir formas de estruturar a economia da Geórgia para possibilitar o desenvolvimento econômico do país nos próximos anos. Um comunicado divulgado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos afirmou que os ministros de Finanças do grupo G-7 estão prontos a apoiar a Geórgia “para assim promover a contínua saúde da economia georgiana, manter a confiança em seu sistema financeiro e apoiar a reconstrução econômica”.
O grupo, que inclui Estados Unidos, Alemanha, França, Grã Bretanha, Itália e Canadá, também elogiou a mediação internacional no sentido de acabar com as hostilidades na região e alimentar uma solução política ao conflito na Geórgia. “A perda de vidas, o sofrimento humanitário e a ampla destruição dos últimos dias é considerável e agradecemos os esforços para ajudar com as urgentes necessidades humanitárias”, diz o comunicado.”
Neste sentido, o grupo elogiou o compromisso da Geórgia e do Fundo Monetário Internacional de trabalhar juntos para fortalecer o programa de reforma econômica deste país. O comunicado também convocava outros Estados , as próprias autoridades georgianas e a Comissão Européia a identificar e atender as necessidades de reconstrução e de restabelecimento de serviços que permitam “criar uma base para o futuro econômico” da Geórgia. “A Geórgia tem fundamentos econômicos sólidos fruto de suas reformas econômicas e políticas sólidas e estamos comprometidos a ajudar o pais a continuar por este percurso,” acrescentava o comunicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário