
Em Fortaleza e Belém também está mais barato
Há três meses, o governo isentou o trigo importado de alguns impostos, porque queria forçar a queda no preço do pãozinho. Em algumas regiões, a medida ainda não deu resultado, mas no Sul do Brasil, o consumidor já se surpreendeu. No Paraná, o preço do pão francês caiu em média 5%. O quilo que era vendido a R$ 6,40 está agora R$ 0,30 mais barato.
O resultado é conseqüência da queda no preço do trigo. Em maio, o governo suspendeu a cobrança de três impostos de importação. Só agora, no final de agosto, é que o pãozinho começa a ficar mais barato. “Eu acho que o governo cumpriu a parte dele, baixando os impostos. Os moinhos cumpriram a dele, baixando a farinha. Essa farinha baixou para o panificador. O panificador, então, nada mais justo, do que baixar o preço do pão para o consumidor”, explicou ao G1 Joaquim Canela, presidente do Sindipan do Paraná.
Em Fortaleza, Porto Alegre e Belém, o preço também caiu. Para São Paulo, o sindicato da indústria de panificação prevê queda para esta semana.
O pão francês só não fica mais barato, segundo os donos de padaria, porque subiram o aluguel, a energia elétrica e os salários dos funcionários. Assim mesmo, eles acreditam que a pequena queda no preço provoque um aumento nas vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário