quarta-feira, 13 de agosto de 2008

ECONOMIA

MENOS FOSFATO, MAIS LUCRO
A partir da “limpeza” do sabão em pó, empresa espera morder 5% do seguimento até 2010


A
sustentabilidade tem sido um meio poderoso para entrar com força no mercado. Cada vez mais empresas investem em pesquisas para tornar “politicamente correto” o consumo de produtos de todos os tipos. De olho nas tendências, o diretor da Ypê, Waldir Beira Júnior, está lançado um sabão em pó livre de fosfato, substância que ajuda no processo de limpeza das roupas e de poluição das águas. “O objetivo, com a nova tecnologia é atingir 5% do mercado de sabão em pó em dois anos.”
Com dois anos de pesquisas, a empresa conseguiu substituir o componente conhecido como STPP (tripolifosfato de sódio) por zeólito, um mineral que atua na limpeza das roupas com menor impacto ambiental.
A nova fórmula pretende disputar com as maiores marcas do mercado, Procter&Gamble e Unilever a um preço semelhante ao dos produtos das líderes, algo em torno de R$4,80. “Agora vamos saber se o consumidor aceita pagar pelos benefícios ambientais, o que para nós é um risco também”, diz Beira Júnior.
A marca Bio Wash, da Cassiopéia, já atua no mercado brasileiro com produtos livres de fosfato, mas o responsável técnico da empresa, Hermes dos Santos, concorda que só agora este segmento começa a ser explorado. Em países como Japão e Holanda o uso de STPP já foi eliminado.

Nenhum comentário: