segunda-feira, 25 de agosto de 2008

BRASIL

CARROS TERÃO SELO DE GASTO ENERGÉTICO
Etiqueta informará quanto o veículo consome de combustível, o que indica seu impacto no aquecimento global

Ainda não é lei, mas a partir de de outubro os carros novos deverão vir com etiqueta de eficiência energética, assim como já ocorre com os eletrodomésticos. A novidade possibilitará ao motorista saber qual o tamanho de sua contribuição para o efeito estufa e o aquecimento do planeta. Essa informação mostrará quanto combustível é consumido pelo modelo. A relação com a emissão de dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa, é direta: quanto maior o consumo, maior a emissão. O programa será lançado no próximo Salão do Automóvel, que ocorre em São Paulo a partir de 30 de outubro.

Geralmente, carros mais pesados consomem mais combustível e, portanto, emitem mais CO2. Cerca de 95% do combustível é queimado apenas para movimentar o veículo. Os outros 5% são consumidos pelo peso extra dos passageiros e pelos utensílios de conforto, como o ar-condicionado e o som.

O que pode ser uma dificuldade na afirmação da boanova é que, assim como ocorre com o Selo Procel (foto), dos eletrodomésticos, a etiqueta veicular ainda não é lei e será voluntária. Dependerá da montadora abraçar ou não a causa. Isso porque o CO2 não é tido como um gás poluente por não provocar diretamente danos à saúde.

O problema é que o dióxido de carbono, apesar de não ser tóxico, concentra-se na atmosfera, causando um agravamento do efeito estufa, que tem levado ao aquecimento do planeta. Os danos são sentidos somente no longo prazo.

Nenhum comentário: