terça-feira, 19 de agosto de 2008

MOVIMENTO

BRASILEIRAS CONQUISTAM VAGA PARA A FINAL DO FUTEBOL
Com placar final 4x1, é a primeira vez que a equipe feminina vence as alemãs

Nada mais é impossível à equipe brasileira de futebol feminino. O time que tem a melhor jogadora do mundo, Marta, quebrou tabus e surpreendeu o público que assistiu à partida de Brasil e Alemanha ontem. Antes mesmo de entrar em campo o embate já era promessa de um jogaço, já que as brasileiras nunca haviam conseguido passar pelas alemãs.
Com a bola rolando, no entanto, o time de Jorge Barcellos não estava mostrando todas as suas habilidades em campo e foi preciso tomar um gol, da atacante Prinz, logo no começo da partida, para despertar as meninas para a realidade daquela situação: qualquer desvio de atenção significaria dar adeus à medalha de ouro histórica e engolir, mais uma vez, a derrota diante das alemãs.
Mas o time nem pensava em desistir da briga e muito antes do gol de Formiga, que saiu no finalzinho do primeiro tempo, já havia recuperado o frescor e o foco na partida. O intervalo também foi providencial. O técnico Jorge Barcellos “orientou” a equipe para um retorno sem falhas. “Tem horas que você precisa ser duro com as meninas. É preciso cobrar sem dó. O time precisava ser forte e ouvir broncas. Elas voltaram com espírito renovado. Isso fez a diferença a nosso favor,” disse.
Com mais garra do que nunca, as brasileiras voltaram ao campo para concluir a partida o mais rápido possível. Cristiane e Marta marcaram antes dos dez primeiros minutos do segundo tempo, Placar invertido, as meninas já estavam 2 gols na frente. Ainda deu tempo de Cristiane marcar o quarto gol para o Brasil e deixar as alemãs tendo que se conformar com o bronze. As brasileiras tinham mais o que fazer.
Em entrevista à Folha de São Paulo, Marta pôde falar o que representa para ela a possibilidade de deixar a China com a medalha de ouro: “ Representa muito. Mas não só para mim, mas para todas elas, que vêm batalhando há muito tempo no futebol feminino. (...) Eu ganhei títulos individuais e até agora não mudou nada. Então, nós temos de ganhar um título coletivo para poder realizar nossos sonhos.”
O Brasil vai disputar o ouro no futebol feminino com as americanas, que venceram o Japão por 4 a 2 e levaram o ouro nos Jogos de Atenas. O jogo será transmitido ao vivo, na quinta feira, dia 21, às 10h, horário de Brasília.

Nenhum comentário: