terça-feira, 12 de agosto de 2008

BRASIL


AUMENTA A PROCURA POR PROGRAMAS DE COMBATE AO CIGARRO NO RIO DE JANEIRO
Tratamentos em grupo ajudam quem quer derrotar o cigarro. Brasil possuiu mais de 25 milhões de fumantes


Mesmo com as inúmeras campanhas antitabagistas, parar de fumar não é tarefa fácil. Apenas 3% dos fumantes conseguem parar de fumar sozinhos. Os dados são do Programa de Controle de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que oferece de graça tratamentos para quem quer parar de fumar em 76 unidades no município. A mesma ajuda pode ser encontrada em hospitais estaduais e particulares, aonde vem aumentando a procura por medicamentos e orientação de médicos e psicólogos. “A maior parte das unidades atende 20 novos pacientes por mês. Temos uma busca grande por tratamento. Nossa meta é ter 100 unidades oferecendo tratamento para parar de fumar até 2009”, explica Sabrina Presman, coordenadora do Programa.
As mulheres são as que mais buscam ajuda. Segundo Sabrina, elas costumam enfrentar mais dificuldades para parar de fumar do que os homens, pois sofrem mais com a depressão e têm medo do ganho de peso, além de lidar com os ciclos hormonais.
O tratamento tem duração de um ano e começa com uma entrevista para avaliar o grau de dependência do fumante. Os encontros, de acordo com o estágio em que estiver o paciente, podem ser semanais, quinzenais ou mensais.

Nenhum comentário: