segunda-feira, 18 de agosto de 2008

MUNDO

LIGA DOS CIDADÃOS LATINOAMERICANOS UNIDOS (LULAC) LANÇA CAMPANHA ÀS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES NORTE-AMERICANAS
Objetivo da LULAC é registrar pelo menos 75 mil latinos para que votem nas próximas eleições

Os Estados Unidos têm aproximadamente 43,3 milhões de imigrantes espânicos como parte da sua população total, sendo 13 milhões deles residentes do estado da Califórnia, o equivalente a 13% do total de imigrantes espânicos. Por lá, apenas 23% dos eleitores registrados são de origem latina, o que implica um enfraquecimento desta classe diante das políticas públicas locais e mesmo nacionais.

Para incluir cada vez mais esta parcela da população nos planos dos governantes do país, a Liga dos Cidadãos Latinoamericanos (LULAC) lançou oficialmente uma campanha que pretende subir o número de eleitores latinos registrados para 12 milhões ainda nas eleições deste ano. Pelo menos cinco milhões estão oficialmente aptos a votar, mas não se registraram ainda. A LULAC pretende fazer uma forte campanha nas escolas secundárias, colegiais, universidades e centros jovens para atingir esta meta. “Esta campanha é parte de nível nacional, para expandir o poder político nas diferentes comunidades do Estado,” diz Ed Acevedo, coordenador do registro de eleitores da Califórnia da LULAC. A campanha percorrerá 22 cidades do país para que a meta de 75 mil novos eleitores seja atingida até 20 de outubro este ano.

Brent Wilkies, Diretor Executivo da LULAC, tem segurança de que a campanha irá conscientizar os latinos para a importância do voto na representatividade que terão em qualquer governo. “As pessoas têm que participar. Neste país a pessoa conta na medida em que se envolve e utiliza seu voto como sua voz. Assim funciona nosso sistema de governo. Os latinos têm capacidade de influenciar as eleições para que suas necessidade contem e para que os candidatos se voltem para questões do interesse deles como temas migratórios, educação e saúde.”

Nenhum comentário: