
Estado vai construir ginásios e praças públicas como forma de premiar municípios que conseguirem o maior índice de redução de queimadas até setembro
Boa iniciativa do Governo do Mato Grosso, estado com a má fama de ser o líder em queimadas no Brasil. A partir de agora as cidades que conseguirem um maior índice de redução de focos de incêndio até setembro irão ganhar ginásios e praças públicas. A medida compensatória - que pode até ser vista como assistencialista, mas que não deixa de ser boa - custará por obra cerca de R$250 mil ao governo de Blairo Maggi e já foi anunciada às prefeituras. “Estabelecemos que seria um ginásio de esportes ou uma praça, porque aí você envolve a sociedade. As pessoas passam a se preocupar. São presentes que atendem toda a sociedade”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, em entrevista à Agência Folha.
A meta não será fácil para as prefeituras. Para proteger o que resta da mata na região e levar as premiações elas terão que obter uma redução de 50% dos focos em relação a 2006, ano em que o número de queimadas foi o menor.
Mato Grosso teve 713 registros de queimadas em julho, segundo o Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais). O número representa 30,8% do total de focos de calor identificados no País no período. Houve, porém, redução de 8,8% no número de ocorrências em relação a julho de 2007, quando foram registradas 782 queimadas no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário