segunda-feira, 4 de agosto de 2008

ECONOMIA

CRESCIMENTO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL NO PRIMEIRO SEMESTRE É O MAIOR DESDE 2003
Horas trabalhadas na produção cresceram 5,9% no primeiro semestre. Faturamento da indústria e taxa de emprego também avançam

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) analisa o crescimento da atividade industrial a partir das horas trabalhadas na produção, fato que nos primeiros seis meses de 2008 teve um aumento de 5,9%. “O ano de 2008 é o de maior dinamismo da atividade industrial desde 2003. O ritmo de crescimento para um primeiro semestre é o maior em cinco anos, superando a taxa de expansão de 5,7% registrada no primeiro semestre de 2004”, informou a CNI em nota à imprensa.

O faturamento da indústria segundo a CNI cresceu expressivos 8,4% no primeiro semestre deste ano, também a maior taxa desde 2003, quando tem início a série histórica da entidade. Para Paulo Mol, economista da CNI, a causa disso pode ser definida no crescimento do mercado interno. “Tem de um lado a massa de salários que cresce de maneira importante e, de outro lado, os gastos do governo ainda fortes, mesmo que apresentem um ritmo de expansão menor. Tem também o crédito, cuja expansão se mantém. Crédito e renda em alta fazem com que o mercado doméstico se expanda e com que a produção industrial acompanhe o aumento da demanda [procura por produtos e serviços]”.
Já o emprego industrial, por sua vez, acompanhou o ritmo e teve uma elevação de 4,4% no período, o maior desde o primeiro semestre de 2005 (+5,4%).

Nenhum comentário: