
Coreógrafo abre novo espaço de dança no Centro de São Paulo
Ivaldo Bertazzo é conhecido pelo trabalho criterioso de ensinar as pessoas a conhecer melhor – ou de novo – a postura e os gestos mais orgânicos e funcionais que desaprendemos. Em suas aulas, ele sempre promoveu a busca pelos limites do corpo, ou a “educação do movimento”, como é chamada sua técnica, para que se possa trazer de volta uma organização desses limites.
Mas este paulistano da Mooca foi mais longe quando percebeu que seu método devolve às pessoas mais que movimento. Forma cidadãos na medida em que os alunos descobrem sua individualidade através do gesto. E assim, ele conseguiu formar um grupo de dançarinos, vindos de periferias do país, que constituem a companhia de dança de Ivaldo. Com apoio da iniciativa privada, ele conseguiu tirar jovens de áreas de risco e levá-los aos palcos das principais capitais do país. Mais do que bailarinos, eles se tornaram “cidadãos dançantes”, pessoas mais preparadas, educadas pela arte e construção dos próprios limites.
Agora ele inaugura no Centro de São Paulo mais um espaço para exercer esses conceitos. O Teatro-Escola da Vitória, é um galpão onde 32 dos dançarinos formados pelo coreógrafo poderão ensinar o que aprenderam. É uma forma de contribuir para a revitalização da região da Cracolândia e ao mesmo tempo promover educação e arte. “A escola vai atrair para a região pessoas com interesses culturais e envolver a comunidade local,” diz.
Um comentário:
Adorei! acho o Ivaldo o máximo e esse blog de boas notícias é excelente! Boa nova, boa idéia.
Postar um comentário