quarta-feira, 23 de julho de 2008

EDUCAÇÃO

SISTEMA S TERÁ CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS EM PARCERIA COM O MEC
SESI, SENAC SESC, SEBRAE são algumas das entidades que fazem parte do grupo, que passará a destinar 1,4 milhão de vagas

Um acordo entre o MEC e representantes das entidades responsáveis por qualificar mão-de-obra, oferta de cultura e assistência a funcionários da indústria e comércio, vai garantir mais de 1,4 milhão de vagas gratuitas para cursos de no mínimo 160 horas/aula.
O SENAI, por exemplo, reserva hoje apenas 45% das vagas dos cursos oferecidos eram gratuitas e não havia regras definidas para o direcionamentos destas vagas. Com o novo acordo, até 2009 80% das vagas deverão ser gratuitas. Alem disso, todas as entidades terão que direcioná-las para trabalhadores de baixa renda que tenham concluído ou estejam cursando o ensino básico.
O dinheiro arrecadado para o Sistema S virá dos 2,5% dos salários de empregados da indústria e do comércio, o que se converterá em cerca de R$ 8 bilhões.
O projeto original sugerido pelo MEC era ainda mais duro: exigia 100% de gratuidade nos cursos técnicos, carga horária mais alta e maior poder do governo sobre os recursos. Com a resistência de alguns representantes do Sistema S, que acusaram o MEC de querer “estatizar” as entidades, as sugestões ficaram mais brandas e permitiu que o projeto entrasse logo em vigor. “É bom para todos os lados. Para os trabalhadores, que terão mais oportunidades, e para a indústria, que vai ter os trabalhadores com a formação que precisa”, disse Fernando Haddad, ministro da Educação.

Nenhum comentário: