quinta-feira, 10 de julho de 2008

CIÊNCIA

DESCOBERTA PODE LEVAR A SISTEMA DE ALERTA CONTRA TERREMOTOS
Fissuras minúsculas na rocha apareceriam antes de tremores, afirmam especialistas

Uma pesquisa publicada ontem na revista Nature pode ser o começo de um sistema de alerta contra terremotos. Cientistas que trabalham na falha de San Andréas, na Califórnia, detectaram leves mudanças no terreno horas antes de um tremor. Dessa maneira, eles acreditam ser possível prever a ocorrência de outros terremotos com horas de antecedência e ajudar a salvar a vida de milhares de pessoas.
A pesquisa foi realizada em poços escavados na cidade de Parkfield, uma área geologicamente bastante instável. Ali, instrumentos detectaram pequenas fissuras na rocha, indicando a pressão sobre o terreno, momentos antes de dois pequenos terremotos.
“Estamos muito animados com essas observações e planejamos mais experiências para confirmar se essas mudanças são parte dos processos físicos gerais antes de um terremoto”, disse à Reuters o sismólogo Fenglin Niu, da Universidade Rice, de Houston.
Os sistemas de alerta atualmente existentes só avisam sobre um terremoto com poucos segundos de antecedência. Esse padrão na prática não serve para nada em terremotos como o de Sichuan (China), há dois meses, quando muitas das 80 mil vítimas fatais foram surpreendidas dentro de edifícios.
Paul Silver, sismólogo do Carnegie Institution, em Washington, acredita que chegar a um sistema prático e confiável levará algo em torno de 10, 20 anos, porém, acrescenta: “Independente de quanto tempo (de alerta) você tiver, sempre se poderá fazer alguma coisa. Mesmo com poucos segundos é possível desligar válvulas de gás ou até mesmo colocar um capacete e sair de um prédio. Mas com algo da ordem de 10 horas, seria possível até evacuar populações ou retirar pessoas de centros urbanos e áreas consideradas mais perigosas”.

Nenhum comentário: