quinta-feira, 24 de julho de 2008

EDUCAÇÃO


PROGRAMA “CULTURA É CURRíCULO” LEVARÁ CULTURA ÀS ESCOLAS DE SÃO PAULO
Investimento será de R$4,4 milhões e vai levar cinema para dentro da escola


Os programas de ensino nas escolas da rede pública vêm mostrando uma preocupação grande com a renovação e a humanização do conteúdo. Além da inclusão obrigatória de Sociologia e Filosofia na grade curricular, o governo do estado agora vai inaugurar um novo programa que pretende levar mais de um milhão de alunos da rede pública paulista a conhecer mais sobre dança, cinema e teatro, articulando essas experiências às tradicionais disciplinas do currículo.

Dividido em três projetos distintos com datas diferentes de início, o Cultura é Currículo tem as seguintes propostas:
• Com o Lugares de Aprender: escola sai da escola os alunos das escolas estaduais da capital paulista poderão ter acesso a 26 opções de passeios. Para as outras cidades do estado, o projeto começa e, 2009.
• O Cinema vai à Escola pretende distribuir aos professores das 3,5 mil escolas estaduais de ensino médio uma caixa com 20 DVDs. Com ela, eles poderão organizar sessões nas escolas para depois promover debates e discussões sobre os filmes, escolhidos por alunos e professores da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).
• A parceria firmada com a Secretaria da Cultura é a grande responsável pelo terceiro projeto Escola em Cena permitirá que os alunos ampliem os horizontes com o acesso a 22 espetáculos diferentes. O programa começa no segundo semestre com as escolas do interior e será expandido, a partir de 2009, a toda rede estadual de ensino.

A proposta está na tendência já identificada como fundamental de elementos da cultura e atividades artísticas na formação de qualquer estudante. Para o coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, Ismar Santos, porém, deve-se ir alem: “As normas para as reformas do ensino médio apontam a necessidade de se ter 25% do currículo voltado a comunicação e cultura, mas o avanço será quando o Estado decidir criar condições para os alunos produzirem cultura e utilizarem metodologias que façam eles serem autores da produção midiática.”

Nenhum comentário: