
PRÊMIO CAMÕES 2008 VAI PARA JOÃO UBALDO RIBEIRO
O escritor é o oitavo brasileiro a receber o prêmio
Segundo o Diário de Notícias, de Lisboa, o Prêmio Camões corresponderia a um Nobel da Língua Portuguesa. Criado em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal, o prêmio já reconheceu o valor e a contribuição de 8 autores brasileiros. João Ubaldo Ribeiro é o oitavo. O escritor baiano nascido na Ilha de Itaparica em 1941 é autor de grandes títulos da literatura brasileira, entre os quais se destacam Sargento Getúlio (1971) e Viva o Povo Brasileiro (1982), com os quais ganhou o Prêmio Jabuti nas categorias “Revelação de autor” e “Romance”, respectivamente.
Agora ele comemora o Camões pelo conjunto de sua obra, composta por 11 romances, dois livros de contos, seis de crônicas, um livro de ensaios e duas antologias, além das adaptações de obras para TV e cinema, das traduções que ele mesmo fez de alguns de seus livros para o inglês e das participações em coletâneas. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1989, ele se diz merecedor do prêmio recém-conquistado e está, segundo ele, curtindo seus dias de “BBB”.
João Ubaldo Ribeiro é nome muito conhecido pelos portugueses, sendo sucesso de vendas no país em que morou nos anos 80. Para autores como a escritora, filósofa e poeta Guiomar Gram-mont, o prêmio também presta homenagem à imagem do Brasil, já que a obra de João Ubaldo tem, segundo a autora, uma forte regionalidade” e “lida com temas do Nordeste brasileiro, trata do erotismo de uma forma muito própria e apresenta uma veia irônica especial”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário