
Reuninão diplomática negocia acordo para que o país recue e abandone interesses nucleares
Incentivos econômicos de países como os Estados Unidos podem mudar os rumos do programa nuclear que a Coréia do Norte vem implementando nos últimos anos. Na semana passada, foi destruída a torre de refrigeração do reator nuclear norte-coreano em Yongbyon, numa ação que visa demonstrar o interesse do país em negociar o invetimento neste tipo de programa.
Reunidos em Pequim nesta quinta-feira, 10/07, altos diplomatas discutem saídas para a verificação dos pontos incluídos na lista que revela detalhes do programa nuclear da Coréia do Norte. Eles esperam receber das autoridades norte-coreanas a lista das instalações nucleares de plutônio do país. Em troca, os Estados Unidos assumem o compromisso de eliminar de Pyongyang da relação de países patrocinadores do terrorismo no mundo, além de suspender sanções comerciais àquele regime.
O debate em torno dessas negociações estava parado há 9 meses e, segundo o americano Cristopher Hill, apontado principal articulador deste processo, a verificacão dos itens contidos na lista que será entregue pelas autoridades da Coréia do Norte pode demorar até alguns meses. Em troca do desmantelamento do programa nuclear o país espera um pagamento que inclui milhões de toneladas de combustível.
O debate que acontece neste quinta-feira ainda pretende definir um acordo que determine de que forma se dará a entrada de observadores internacionais para entrevistar autoridades norte-coreanas e realizar a inspeção de plantas e equipamentos nucleares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário