sexta-feira, 11 de julho de 2008

CULTURA


PARA SUÍÇO APLAUDIR
Tradicional Festival de Jazz de Montreux abre alas para o forró

O forró pé-de-serra vai brilhar nas noites suíças ao pé dos Alpes. A 42ª edição do Festival de Jazz de Montreux cedeu espaço para o ritmo brasileiro e convidou para o evento grupos tradicionais como o Trio Tamanduá, acostumado a tocar em batizados e festas de casamento na Paraíba. O anfitrião dos brasileiros na "Forró Night", como será chamada a festa das zabumbas, vai ser Chico César, compositor paraibano que está lançando o novo álbum Franciso Forró e Frevo, cheio de sonoridades atuais agregadas aos ritmos clássicos que dão nome ao disco.
Outro artista que vai subir ao palco é Aleijadinho do Pombal, descrito pela organização como um bluesman do forró pela maneira de cantar. Pinto do Acordeon, Flávio José e Hamilton de Hollanda também se apresentam no festival, que já tem os ingressos praticamente esgotados.
Até o dia 19/07, o evento segue com mais nomes brasileiros: Gilberto Gil, João Bosco, Trio Jobim e Milton Nascimento. O francês Richard Galliano, que acompanhava Piazzola com seu acordeon, vai tocar com o time verde-amarelo e mostrar que o instrumento serve a todos.
Por lá também vão passar Lenny Kravitz, Chick Corea, Deep Purple, Buddy Guy, Paul Simon e Gary Moore. Esses vão ter uma difícil missão: igualar os brasileiros em ritmo, graça e sensualidade.

Um comentário:

joyce disse...

Oi Maria Clara, comecei a ler e já sou fã da idéia. Gostaria de fazer alguns comentários: mais atenção `a ortografia ('suiços' e não 'suissos')e mais noticias de politica e economia, que é onde estão as piores novas dos grandes jornais. Achar boas novas na cultura é mole... No mais, acho ótimo!!!
Bjs
Joyce