terça-feira, 16 de setembro de 2008

MUNDO

OPOSIÇÃO DO ZIMBÁBUE ASSUME GOVERNO
Os dois partidos políticos rivais do Zimbábue chegaram hoje a um acordo para formar um governo de união nacional com objetivo de tirar o país da profunda crise em que se encontra


Pela primeira vez em quase três décadas à frente do Zimbábue, Robert Mugabe abriu mão de alguns de seus poderes ao assinar ontem um acordo para formar um governo de coalizão com a oposição. O pacto visa pôr fim à crise política que paralisou o país nos últimos meses e causou dezenas de mortes. Pelo acordo, mediado pelo presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, Mugabe continuará sendo o presidente e o premiê será o líder máximo da oposição, Morgan Tsvangirai. A função de vice-premiê caberá a Arthur Mutambara, líder de outra facção oposicionista. O novo gabinete terá 31 pastas, 15 para o partido de Mugabe; 13 para o partido de Tsvangirai, e três para Mutambara.
Mugabe, 84 anos, que está no poder desde a independência do país, em 1980, foi recebido com vaias na cerimônia de assinatura do acordo, enquanto Tsvangirai foi aplaudido. O pacto sela o fim de uma crise que teve início em 29 de março, quando o MDC obteve a maioria dos votos nas eleições parlamentares, e Tsvangirai liderou a votação no pleito presidencial.

Nenhum comentário: