quarta-feira, 3 de setembro de 2008

ECONOMIA

INDÚSTRIA BATE RECORDE DE FATURAMENTO E CRESCE 9%
Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga índices históricos

O faturamento da indústria subiu 0,2% em julho e expressivos 9% nos sete primeiros meses deste ano, o que representa novo recorde para este período, segundo revelou nesta quarta-feira (3) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A série histórica da entidade tem início em 2003.
O recorde anterior de faturamento da indústria, para os sete primeiros meses de um ano, havia sido registrado em 2004, quando o faturamento industrial avançou 5,5%. De janeiro a julho de 2007, subiu 5,3%.
"Este ano está sendo bem melhor do que 2004 e 2007", notou o chefe da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. Já o economista da entidade, Paulo Mol, notou que a taxa se aproxima de inéditos 10%. "O ritmo está próximo à casa de dois dígitos e o crescimento é bastante disseminado na indústria", disse ele.
Paulo Mol avaliou que a elevação do faturamento industrial da indústria neste ano está ligada ao aumento da demanda do mercado interno por produtos e serviços. "O consumo das famílias está alto, assim como os gastos do governo. E também há os investimentos por parte das empresas, ao mesmo tempo em que o crédito continua a subir. A demanda interna é que tem dinamizado este crescimento da indústria", disse ele.
Os indicativos destes números são horas trabalhadas na produção industrial, que subiu 0,5% em julho, o crescimento do emprego industrial, que atingiu 0,6% de crescimento frente ao mês anterior e 4,4% em comparação ao mesmo mês de julho de 2007, e o nível de utilização do parque fabril da indústria que está em 83,5% , dois décimos a mais do que em junho e meio porcento a mais do que no mês de julho de 2007.

Nenhum comentário: