sexta-feira, 5 de setembro de 2008

BRASIL

PARA ONG, DESMATAMENTO FOI MENOR EM 2008
Levantamento do Imazon indica queda de 6% no ano


O sistema de monitoramento independente do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) aponta queda na taxa de desmatamento da floresta amazônica em 2008, em comparação com o período anterior. A avaliação ocorre poucos dias após o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostrar aumento do desflorestamento na região.
O desmatamento é medido de agosto de um ano a julho do outro. Segundo o SAD (Sistema de Alerta do Desmatamento), do Imazon, houve uma redução de 6% na área desmatada ao comparar os períodos de agosto de 2007 a julho de 2008 com agosto de 2006 a julho de 2007. Foram 5.030 quilômetros quadrados no primeiro.
Já o Deter (sistema de detecção em tempo real), do Inpe, mostra aumento de 64% no desmatamento; foram 8.138 quilômetros quadrados entre agosto de 2007 e julho de 2008 contra 4.974 quilômetros quadrados no período anterior.
A principal explicação para a diferença é que o Imazon detecta só corte raso (remoção total da cobertura florestal), enquanto o Inpe também aponta a degradação florestal progressiva (perda parcial e contínua da cobertura florestal). Diretores do Inpe afirmaram que vão marcar uma reunião com o Imazon para entender a discrepância nos dados.

Nenhum comentário: