quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ECONOMIA

EMERGENTES CRESCERÃO 4 VEZES MAIS QUE RICOS EM 2008, DIZ ONU
Economia brasileira deve crescer 4,8%


Um novo relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), o braço das Nações Unidas para o Desenvolvimento, prevê que os países emergentes crescerão neste ano quatro vezes mais do que os países ricos. Segundo o Relatório de Comércio e Desenvolvimento (TDR, na sigla em inglês) divulgado nesta quinta-feira, os países em desenvolvimento devem crescer 6,4% em 2008 – um contraste com a taxa de 1,6% prevista para os países desenvolvidos, abalados pela crise financeira e o desaquecimento econômico global.

É o maior descompasso registrado entre o ritmo de crescimento dos dois grupos de países em 15 anos. Em 1998, ano da crise russa, os emergentes inclusive chegaram a crescer menos do que os ricos (1,1% contra 2,1%, respectivamente), segundo os dados históricos da Unctad.
Para o Brasil, a entidade avalia que o crescimento será de 4,8% neste ano, um pouco acima da média projetada para a América Latina, de 4,6% e muito atrás das estimativas para China (10%) e Índia (7,6%).

Nenhum comentário: