segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ECONOMIA

BRASIL REDUZ MISÉRIA 3 VEZES MAIS RÁPIDO QUE META
Índices que o Brasil deveria atingir em 2015 já foram alcançados em 2007


O Brasil está cumprindo três vezes mais rápido a meta de Desenvolvimento do Milênio, adotada em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para redução da miséria. Foi o que informou hoje o Insituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Atualmente, o País está reduzindo o número de miseráveis em 7,2%, enquanto a entidade exige 2,2% ao ano. Pelos cálculos, o que o Brasil deveria cumprir até 2015 já foi cumprido em 2007.

Segundo o economista Ricardo Paes de Barros, do Inpea, em entrevista ao Terra, o ideal para o País é que a população pobre tenha um quarto da renda média total. Segundo Barros, se a diminuição da desigualdade continuar nesse ritmo, serão necessários 18 anos para o Brasil se igualar ao resto mundo. “Pela primeira vez na história tivemos queda por seis anos seguidos. Precisamos fazer isso mais três vezes, já que estávamos 24 anos atrasados. Agora faltam 18”, apontou.
Após a análise da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2007 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, o Ipea concluiu que a redução da desigualdade no Brasil está bastante avançada e que o motivo deste quadro positivo é o crescimento da renda e a diminuição da desigualdade social.

Nenhum comentário: