sexta-feira, 15 de agosto de 2008

TECNOLOGIA

MEU AMIGO RATO
Mouse ortopédico pode evitar cirurgias que corrigem tendinite


Quantas pessoas você conhece que se queixam de dores nos tendões por causa do trabalho freqüente com computadores? Fotógrafos, analistas, empresários, jornalistas. Estão todos juntos no mesmo barco para falar deste assunto que pode deixar qualquer um afastado do escritório por causa das dores intensas.
De tanto operar pessoas que sofrem deste mal, o médico argentino Júlio Megale decidiu desenvolver, ele mesmo, um mouse que não deixasse a posição dos dedos da mão tão fora dos padrões ortopédicos. Da forma como os mouses são hoje, os dedos acabam ficando tensos para cima, para evitar um descuidado toque nos botões de cima do mouse. Além disso o próprio movimento de girar o scroll termina de prejudicar os usuários.

Para evitar estas posições, Megale e o engenheiro eletrônico da Politécnica da USP Olavo Spinola, desenvolveram o Orthomouse, bem mais alto que o original.
A versão permite que os dedos fiquem de lado e não encostem nos botões. Também foi desenvolvida para recriar a posição da mão de quando se segura um lápis ou caneta. Por isso existem dois modelos, um para destros e um para canhotos. No lugar das rodas de scroll, pequenas alavancas laterais permitem rolar a página para baixo ou para cima.

Junto com o Orthomouse, um CD explicativo orienta para a melhor posição dos braços, altura da mesa e outros detalhes que parecem bobos, mas podem render uma boa cirurgia se não forem observados, segundo Megalle. “Tem muita gente sendo operada por causa de tendinite. Não faz qualquer sentido que isso ocorra por causa de um instrumento que foi simplesmente mal desenhado. É melhor adaptar o mouse do que operar,”diz.
O mouse por enquanto será vendido apenas no Brasil, já que a tecnologia é daqui. O preço é R$275,00 e ele pode ser adquirido através do site: www.orthovia.com.br.

Nenhum comentário: