quinta-feira, 21 de agosto de 2008

CIÊNCIA

CIENTISTAS FABRICAM GORDURA FÁCIL DE SER QUEIMADA
Gordura marrom serve para aquecer e pode ser transformada em músculo

Uma pesquisa publicada esta semana na revista cientifica “Nature” soa como boanova para aqueles que lutam incansavelmente contra os quilinhos indesejados. Cientistas britânicos descobriram como induzir o surgimento da gordura “boa” (que serve para nos aquecer), o que pode nos ajudar a se livrar da gordura “má” (que serve como depósito de energia e requer muito exercício para ir embora). E mais: a versão “do bem” pode ser transformada facilmente em músculos.
A gordura tida como boa é marrom e importantíssima para os bebês. Nos adultos ela é reduzida a níveis mínimos. Ela tem a função de gerar calor e, por isso mesmo, é fácil de ser queimada. Já a outra gordura, a “má”, é branca e funciona como um depósito extra do organismo, para casos de emergência. Sempre que consumimos mais energia do que gastamos, o corpo cria esse tipo de gordura e o único jeito de queimá-la é gastando mais do que consumindo, ou seja, ralando muito.
Dito isto, duas equipes de cientistas conseguiram criar células de gordura marrom. A primeira, do Centro de Diabetes Joslin, a partir de uma proteína que também promove o crescimento ósseo. A segunda, do Instituto do Câncer Dana-Farber, com a ajuda de um “gatilho” molecular. Segundo os pesquisadores, embora a gordura boa praticamente desapareça no organismo adulto, ele ainda preserva alguns precursores dessas células. Se o corpo conseguir produzir esse tipo ele pode substituir a forma má. O resultado? Você pode até acumular gordura, mas ela vai ser fácil de queimar e ainda poderá ser transformada em músculos.
De qualquer maneira, enquanto a descoberta não se torna uma prática realidade, o melhor a fazer é manter uma alimentação saudável e fazer exercícios regularmente. Ou você quer se entupir de gordura branca?

Nenhum comentário: