terça-feira, 19 de agosto de 2008

CIÊNCIA

ESTUDO DEVE POSSIBILITAR A EVOLUÇÃO DOS SHAMPOOS
Pesquisa revela as razões pelas quais o cabelo fica “rebelde”


Pesquisadores alemães apresentaram um estudo durante o congresso da American Chemical Society, na Filadélfia, que revela detalhes sobre o que acontece com as fibras do cabelo quando interagem umas com as outras. O resultado, uma boa notícia para os que sofrem com os fios rebeldes, deve ajudar cientistas a desenvolver produtos para reparar cabelos danificados.
“Pela primeira vez estamos apresentando um modelo experimental que permite que forças sutis, físicas e químicas, que entram em ação quando fios de cabelo friccionam uns aos outros ou são pressionados uns contra os outros, sejam medidas”, disse à BBC a co-autora do estudo, Eva Max, da Universidade Bayreuth, na Alemanha.

Segundo a pesquisadora, a abundância de tratamentos existentes hoje – como tingimentos e técnicas de alisamento – cria uma demanda para produtos que dêem aos cabelos uma aparência mais natural, especialmente no caso das mulheres. A técnica apresentada por esses estudiosos deixa de lado os métodos convencionais e as experiências apresentadas pelos usuários para estudar fio a fio no microscópio e medir suas interações na medida em que eles se tocam.

Nenhum comentário: