A INTENÇÃO FAZ A FORÇA Hipnose e exercícios de projeção podem melhorar a performance de atletas
Imagine que você está esperando o sinal para começar a correr o mais rápido que você consegue. Sinta os seus pés e pernas preparados. Foi dada a largada e você está na frente. Sinta a força de suas pernas e perceba que não há limites para espaçar um impulso e outro. Os adversários estão todos atrás. Você se sente o mais veloz dos atletas e já vislumbra a linha de chegada, o pódio, os fotógrafos e a capa do jornal do dia seguinte. Você é o campeão.
Com palavras como estas é possível ter efeitos ainda melhores do que aqueles alcançados com hormônios e drogas de alta performance, diz o estudo australiano recentemente divulgado. Os testes foram feitos com atletas que tomaram drogas e outros que tomaram placebo, sem que eles soubessem quem havia tomado o quê. Como resposta, os que estavam “limpos” tiveram a performance aprimorada em 20%, enquanto os que estavam sob efeito de hormônio ficaram para trás. Isso simplesmente porque o grupo que tomou placebo acreditou que os efeitos das drogas seriam incríveis. A conclusão dos pesquisadores serviu para confirmar que nada melhor do que a crença em si próprio e nas possibilidades de vitória de cada um para, efetivamente, vencer.
A descoberta não é novidade para uma série de profissionais que usam técnicas de hipnose e visualização criativa para melhorar a performance de atletas. Segundo eles, basta pensar que seu rendimento será incrível e ele será de fato. “Se você se visualizar mais forte, correndo mais rápido ou vencendo, estará mandando seu sistema nervoso fazer exatamente isso”, diz o Dr. Aimee Kimball, diretor centro de treinamento mental em esportes e medicina da Universidade de Pittsburgh.
Estudos no Massachusetts General Hospital, em Boston, EUA, revelou que 12 mulheres entre 15 submetidas a testes que usaram o imaginários por três meses conseguiram prolongar seus ciclos menstruais em quatro ou cinco dias, além de terem diminuído os efeitos da TPM e as variações de humor. E viva a força da mente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário