terça-feira, 19 de agosto de 2008

CIIÊNCIA

INGLATERRA ENCONTRA VILA ROMANA DE 1800 ANOS
Situada numa ilha ao sul do pais, a vila tem as dimensões de uma piscina olímpica

A ilha de Wight, ao sul da Inglaterra guardava um segredo milenar. Mas segredos movem montanhas para arqueólogos e a curiosidade aliada à técnica acaba revelando o que o tempo se encarregou de esconder. Desta vez uma equipe de arqueólogos britânicos descobriu uma vila dos tempos romanos, medindo 15 metros de largura por 45 de altura, em forma de igreja, com uma nave central e duas laterais. Em declaração ao jornal inglês The Times, o professor emérito da universidade de Oxford, Barry Cunliff, acrescenta, perplexo, que a vila “é um edifício impressionante, absolutamente magnífico, que devia ser visível há milhas de distância.”

Calcula-se que o edifício tivesse seis metros, sendo sustentado por colunas de madeira, como um grande salão medieval. Na parte que deveria servir de residência, havia um sistema de calefação subterrâneo, enquanto a parte que se destinava a ser área comum, certamente era destinada a reuniões e disputas legais.

A descoberta é compara e relacionada a outras, em regiões próximas, como a vila romana localizada em Pulborough e a sala do palácio de Fishbourne, ambas próximas de Chichester, no condado de West Sussex, também ao sul da Inglaterra. A nova vila também é próxima da vila de Brading, na mesma ilha de Wight. Descoberta em 1879, esta última é famosa por seus mosaicos que representavam a vida eterna. Vida longa às descobertas!

Nenhum comentário: