segunda-feira, 28 de julho de 2008

SUPERAÇÃO

SEM LIMITES
Deficiente auditivo supera expectativas e defende tese de mestrado no Paraná

Alisson Fernandes do Santos nasceu com um problema congênito que o deixou completamente surdo. A mãe desde cedo preferiu que Alisson aprendesse a leitura labial para que a sua comunicação não fosse tão restrita quanto a que se dá através da linguagem de sinais, desconhecida da maioria das pessoas.
O processo de aprendizado nas escolas particulares por onde passou não foi muito diferente daquele experimentado pelos outros colegas, e ele conseguiu chegar à universidade para se cursar Farmácia.
Mais tarde foi aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR e através do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), a universidade ofereceu apoio com a intérprete Noemi Nascimento Ansay, que atuou em dois seminários preparatórios e na própria defesa da dissertação. Alisson fez a apresentação oralmente e com a ajuda do power point pôde expor o material do trabalho, facilitando a compreensão da banca.
“Estou muito feliz em ter defendido a minha tese. Sempre quis fazer o mestrado e agora quero desenvolver também a minha tese de doutorado”, disse Santos, que há três anos é funcionário público na área de farmácia e bioquímica.

Nenhum comentário: