quarta-feira, 16 de julho de 2008

SAÚDE

MANUAL PRÁTICO DO AR SECO

Para tentar evitar os males à saúde durante o período de ausência de chuvas e frio, o Ministério da Saúde, a Secretarias Estadual de Saúde e o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) recomendam cuidados com a alimentação, hábitos e dicas simples que podem ser colocadas em prática em casa.

Alimentação
A dica é substituir alimentos fritos pelos assados, que facilitam o processo de digestão e consumir frutas e verduras ricas em vitamina C. Recomendada a ingestão freqüente de líquidos -como água, sucos naturais e água de coco- e de alimentos saudáveis, principalmente os frescos.

Limpeza de casa

A faxina é eficaz para evitar o acúmulo de poeira. Se a pessoa tiver alergia, é recomendável evitar tapetes e cortinas. Evite vassouras; melhor usar aspirador e pano úmido.
Umidade
Bacias com água melhoraram a umidade do ar, assim como o uso de toalhas molhadas. Vaporizadores também são eficazes.

Higiene pessoal
Apesar do frio, evite banhos muito quentes. Eles ressecam a pele. Não esqueça dos cremes, que auxiliam na hidratação e do soro fisiológico que evita o ressecamento de olhos e narinas

Roupas

Boné e roupas leves protegem contra os efeitos do sol e do calor da seca. Evite peças feitas com lã, que podem conter ácaro. Antes de tirá-las dos armários, lave-as.

Exercícios físicos

O horário mais recomendável para a prática de exercícios físicos ao ar livre é antes das 10h e depois das 16h. Modere a intensidade dos treinos. O tempo seco reduz a capacidade do corpo para a prática de atividades

Hábitos e vícios

Evite ao máximo aglomerações, principalmente em ambientes fechados. Prefira locais arejados e protegidos do sol. Aproveite para não fumar, ou fumar menos. Alérgicos devem evitar locais com ambientes de cigarro.

Nenhum comentário: