sexta-feira, 25 de julho de 2008

MUNDO


LÍDERES INICIAM PROCESSO DE PAZ EM CHIPRE
Ali Talat e Dimitris Christofias, das partes turca e grega de Chipre, apontam para fim da segregação que dura 54 anos


A parte grega da ilha de Chipre, República de Chipre, já é membro da União Européia desde 2004. O lado turco, República Turca do Norte de Chipre é reconhecido somente por Ankara. Agora, 54 anos depois dos turcos terem invadido a parte norte da Ilha, um terço de todo o território que pertencia aos gregos, parece que o conflito pode ter fim.
O líder gregochipriota, Demetrio Christofias, comunista eleito em fevereiro, abriu muitas portas para as negociações. Seu antecessor, Tassos Papadopoulos havia rechaçado o plano de reunificação sugerido pelas Nações Unidas e apoiado pelos turcochipriotas.
Desde que foi eleito, Christofias vem mantendo encontros com o líder turco, Mehmet Ali Talat, para definirem qual o melhor caminho na direção da paz. Mas o encontro previsto para 3 de setembro será um marco nas negociação direta entre os lideres, que a partir desta data deverão encontra-se uma vez por semana para avançar nas negociações.
Os dois lados da ilha de Chipre estão de acordo com relação a definir uma federação com duas câmaras, mas precisam definir como farão isso.

Nenhum comentário: