COMISSÃO EUROPÉIA APROVA FUNDO DE 1 BLILHÃO DE EUROS PARA AJUDAR A AFRICA NA CRISE DE ALIMENTOS
Fundo virá dos subsídios agrícolas não utilizados e deve conter a alta dos preços no continente africano
Nesta quarta-feira, 18 de julho, o mundo comemora o aniversário de 90 anos de Nelson Mandela, maior líder do continente africano, que dedicou a vida para fazer valer os direitos iguais entre negros e brancos. Mandela comemorou dizendo que sem comida e na miséria ninguém pode chegar à velhice e relembrou o dever dos mais poderosos de dividir com os que não têm nada.
De alguma maneira os mais fortes parecem ter ouvido Mandela. A União Européia aprovou hoje o fundo criado a partir de subsídios agrícolas de toda a Europa que vai disponibilizar 1 bilhão de euros para conter a alta nos preços dos alimentos no continente mais pobre do mundo.
Até o final deste ano serão liberados 750 milhões de euros e os outros 250 milhões ficam para 2009. A União Européia já destina por ano 40 bilhões de euros aos subsídios agrícolas, mas o Banco Mundial (BM) estima que sejam necessários mais 10 milhões para conter a médio prazo a crise alimentícia.
A proposta foi apresentada pelo presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, durante o encontro do G8 no Japão, mas foi recebida com resistência por alguns membros da Comunidade. No decorrer das semanas, porém, a discussão se acirrou. Os agricultores africanos ganham muito com a iniciativa e o mundo começa a entender que em tempos de crise mundial estão todos no mesmo barco.
sexta-feira, 18 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário