quarta-feira, 23 de julho de 2008

CIÊNCIA

CÂNCER DE PRÓSTATA COM OS DIAS CONTADOS
Nova droga contra a doença é maior avanço em 70 anos


Abiraterone. Guarde este nome. É a droga que cientistas britânicos testaram com sucesso contra o câncer de próstata. Segundo a equipe do Instituto de Pesquisas do Câncer, em Londres, até hoje os tratamentos contra a doença se concentravam no bloqueio da testosterona, hormônio sexual masculino produzido nos testículos que acaba evoluindo o crescimento do câncer. Porém, este grupo de pesquisa partiu para um outro caminho e descobriu que outros hormônios também contribuem para o crescimento do tumor.
O estudo, divulgado na publicação científica Journal of Clinical Oncology, realizou experimentos com 21 pacientes de câncer de próstata avançado. Dois anos e meio mais tarde, os especialistas verificaram uma redução significativa do tumor e uma queda nos níveis de uma proteína maléfica produzida pelo câncer.
Os especialistas acreditam que o novo tramento tem potencial de beneficiar até 80% dos pacientes com uma forma agressiva da doença atualmente resistente à quimioterapia.
O coordenador da pesquisa, Johann de Bono, espera que o Abiraterone esteja disponível no mercado em dois ou três anos na forma de comprimido.

Nenhum comentário: