segunda-feira, 14 de julho de 2008

CIÊNCIA


VIGIA
ATÉ DEZEMBRO, 50 NOVOS INSTITUTOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEVERÃO SER CRIADOS

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, anunciou hoje a criação, até o fim do ano, de 50 centros nacionais de pesquisa. Com isso, Resende espera incentivar a produção de pesquisas científicas em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país e o foco de atenção maior para o avanço da pesquisa principalmente no Norte e Nordeste do país.
O ministro deve começar investindo cerca de R$270 milhões e quer chegar a R$400 milhões de investimentos, contando também com o apoio de entidades parceiras como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e a Petrobras, e de fundações essenciais para a pesquisa no Brasil hoje, como a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
O ministro, que participa da 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Campinas, declarou: "Vamos assinar convênios de cinco anos, os recursos já estão garantidos para os três primeiros. Temos que ter a robustez necessária em termos de recursos para garantir a continuidade mesmo após o fim desse governo"

Nenhum comentário: