PARANÁ INVESTE PESADO NO COMBATE A DENGUEObjetivo é detectar tipos dos vírus que circulam no estado e testar a resistência do mosquito. Estudos devem beneficiar o país inteiro
Embora o Rio de Janeiro tenha sido o estado que mais sofreu com a epidemia de dengue ocorrida no último verão, é o governo paranaense quem vem mostrando grande dedicação em acabar com o mosquito. Mesmo com “apenas” a oitava maior taxa de incidência da doença no Brasil, o governo do Paraná por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), está investindo em novos laboratórios para o estudo da dengue. O objetivo é detectar a presença e os tipos dos vírus que circulam no estado e testar a resistência do mosquito vetor aos produtos utilizados para combatê-lo.
Pesquisadores pretendem desvendar a resistência do Aedes aegypti a alguns inseticidas. Hoje, duas substâncias são utilizadas para eliminar as larvas e o mosquito adulto. Como elas estão em uso há 40 anos, a resistência do mosquito a estes agentes está aumentando, e a dose necessária para eliminá-lo passou a ser maior.
Os novos laboratórios serão montados na capital Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário